A Scale International, através do seu representante, Rui da Fonseca e Castro, esteve na quinta-feira - 22/11/2012 - presente na ALERJ - Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro -, no âmbito de várias reuniões, que tiveram como finalidade a concepção de mecanismos de apoio aos estrangeiros no Brasil, mormente no Estado do Rio de Janeiro.
Tal iniciativa insere-se no contexto atual do Brasil como um dos principais pólos de destino das correntes migratórias mundiais, revelando-se não apenas como um palco de oportunidades de trabalho para mão-de-obra qualificada mas também como um refúgio humanitário para populações estrangeiras cujos países foram devastados, nomeadamente, por hecatombes naturais, guerras, fome ou doenças.
Com efeito, desde 2009, tem sido regularizada, em média, a permanência de quase 60.000 estrangeiros, por ano, perfazendo um total, até setembro deste ano, de 224.453 estrangeiros com a respectiva permanência regularizada. Desse universo, 84.985 estrangeiros fixaram-se no Estado do Rio de Janeiro.
Nessa estatística não se encontram computados os números referentes às regularizações de cidadãos de países do Mercosul nem, naturalmente, os referentes aos estrangeiros em situação de permanência irregular, que se estima serem significativamente elevados.
No comments:
Post a Comment